sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Identificação para pessoas com baixa visão - Você conhece?

São aqueles quadradinhos coloridos situados no alto do parabrisa direito do veículo. No sistema atual eles representam os corredores básicos dos itinerários das linhas. Há uma ligeira semelhança com aquelas barras coloridas utilizadas nas décadas de 80 e 90 no antigo PROBUS. A descrição das cores atuais está na tabela abaixo:

Pessoalmente, não aprovo esse dispositivo e o classifico como restritivo e confuso. Se é para pessoas de baixa visão, deveria ser algo facilitado, o que não é o caso. Vejamos por que:

As linhas de três dígitos, alimentadoras, circulares SC e linhas sociais de Vilas não possuem esse dispositivo. A meu ver, um recurso que se destina a alguém que tenha alguma deficiência, deveria contemplar todo o sistema, e não somente parte das linhas.
O manual de padronização diz que para cada corredor definiu-se uma cor de referência específica. Observem então a cor azul por exemplo. Uma única cor corresponde a quatro corredores que inclusive levam a regionais diferentes. Como se orientar através de um código que corresponde a múltiplas informações?

Antigamente no PROBUS, essas cores estavam atreladas ao número da linha. Como os dígitos iam de 0 a 9, só comportavam dez cores. Hoje os dígitos iniciais das linhas correspondem as regionais. Então, vale a pena introduzir mais cores no código ou retornar a placa com o número da linha como no modelo anterior? visto que, se o letreiro eletrônico estiver apagado por algum motivo, o passageiro fica sem nenhuma informação do número da linha.

Por fim o comentário sobre a foto do post. Um Mascarelo Gran Via Volkswagen 17.230 EOD(milagre! Não é OF-1722!) que, apesar de ser novo, parece ainda estar no sistema antigo. Aliás, é coisa rara encontrar um carro com as cores corretas do sistema atual. No caso da linha 9208, a squência correta é: VERDE(Rua Niquelina para a Regional Leste - 9) e AZUL(Av. Raja Gabáglia para a Regional Oeste - 2).

3 comentários:

Renato disse...

Esse carro da foto é novo. veio num lotão para o consorcio BH-Leste e Consorcio 10, nãi sei pr alguns forma para lá na 311 202021 a 20028 se não me engano.

Sobre a numeração achava que se quisessem mesmo ajudar deveriam voltar com o padrão numeral para as vias, nem que fosse colocado a parte, essa cores esrtão sempre desatuzlizadas uma vez que os onibus são exertados em qualquer linha sem o menor criterio e os operadores dão bolhufas pras cores....

Pedro Omar disse...

Marcelo,vc tem o edital da padronização de pintura


se tiver,por favor mande para mim


pedrocruzeirense22@hotmail.com


valeu

Marcelo Citaro disse...

Pedro, o manual de padronização está no decreto 13.415 como anexo. É muito grande para enviar por email. Pode baixar ele por este link:
http://portal6.pbh.gov.br/dom/Files/dom3235-encarte-bhtrans.pdf