sábado, 17 de março de 2007

Padrons no rush

Foto feita no início da noite de um dia útil. Temos aqui um ex-CVN na linha 5513 pela Jardins. O ônibus da foto passa por sua terceira empresa em BH e parece sair de cena nela, uma vez que já completou 10 anos de serviço no sistema. Inicialmente foi comprado Okm pela Carneirinhos para a linha 4501A, era o carro 8635. Quando a empresa saiu da 4501, ele foi remanejado para linha 2402A. Em 2003 saiu do sistema e meses depois retornou na CVN como 3375. Lá ficou até semanas atrás até vir para a Jardins.

O carro da foto é um Busscar Urbanus II Mercedes Benz O-371 UL. Mais uma foto "arte involuntária"...rs... por que? Olhem o carro vindo trás.

quarta-feira, 14 de março de 2007

O post de hoje traz duas fotos. A primeira logo abaixo mostra mais um dos doze articulados da capital. A foto foi feita no dia seguinte a uma manifestação em que o veículo foi depredado. Pelo visto já trataram de recolocá-lo em operação rapidamente. O modelo é um Busscar Urbanuss Volvo B-10 M. Carro 8346 da Betânia Ônibus. Há também outro semelhante na mesma linha, o carro 8347.


A imagem a seguir foi feita na primeira noite de pista liberada do viaduto da Av. Cristiano Machado sobre os cruzamentos das Av. Silviano Brandão e Rua Jacuí. O carro entrando no viaduto é um Comil Svelto III Mercedes Benz O-500 M da Saritur. Linha 5504B - Caeté/Belo Horizonte(executivo). Uma pena numa cidade que atinge tão altas temperaturas como BH só ter desse tipo de ônibus com ar condicionado no Metropolitano.

Com certeza o trânsito vai melhorar com essa obra. Até esse post somente o sentido bairro-centro do viaduto estava liberado.

sexta-feira, 9 de março de 2007

Mais Volksbus na região do Barreiro

Nesta semana entraram em operação vários ônibus Induscar CAIO Apache VIP Volksbus 17.210 OD nas linhas da TCL que servem a Estação BHBUS Barreiro. Os carros vieram das empresas Anchieta e Via BH que decidiram se desfazer de todos os VW das frotas. Como os carros são ano 2002, ainda tem muito a rodar. Dias atrás colegas busólogos postaram em seus blogs e listas fotos dos ônibus já pintados de verde ou ainda na pintura da empresa originária. Aqui posto um já pintado de amarelo BHBUS rodando na linha alimentadora 328 - Cardoso B.

Apesar das portas estreitas, esses carros oferecem um certo conforto devido aos bancos estofados de encosto alto e o piso emborrachado. Também pudera, esses veículos vieram de São Paulo, onde esse padrão é exigido pelo gestor. E bem que o daqui podia exigir também. Pois tais acessórios minimizam bem a dureza do chassi de motor dianteiro. No mais um bom fim de semana a todos.

quarta-feira, 7 de março de 2007

Itinerário chique

Eis aqui o carro com o itinerário eletrônico mais legal de BH. Na parte menor temos o número da linha piscando em verde e na parte maior o nome da linha em laranja. É o único ônibus em BH com esse tipo de letreiro. Aos amigos busólogos, vai a dica de um carro interessante que merece registro.

O veículo da foto pertence a Viação Globo e é um Marcopolo Torino G6 Mercedes Benz OH-1420 equipado com câmbio eletrônico Alisson. Linha 9106 - Sagrada Família/Serra.

segunda-feira, 5 de março de 2007

Novidade na 5513

Desculpem a qualidade da foto. É que foi feita ao final da tarde e meio no susto. Ainda sim vale o registro do primeiro dia de operação da Viação Jardins na linha 5513 - Juliana, que era da CVN até semana passada.


Para felicidade da nação busóloga temos aqui um Padron! Um CAIO Alpha Mercedes Benz OH-1621 L. Detalhe para o Torino Volvo piso baixo logo atrás. E no post anterior eu falando em predominância de padrons...rs...

domingo, 4 de março de 2007

Voltando ao blog...

Com a popularização dos blogs sobre ônibus, resolvi retornar com meu trabalho e elaborar posts relativos ao sistema de transporte coletivo de BH. Aos poucos irei incrementando o blog. Aqui será um ponto atrativo daqueles que têm curiosidade e saber o significado dos números e cores dos ônibus, quais modelos predominam na frota, além de informações operacionais. A área de comentários é destinada ao debate sobre os ônibus da capital. Pede-se que os mesmos sejam feitos com maturidade observando padrões éticos e de boa conduta.

Para começar, uma foto da época que os padrons predominavam nas troncais. Felizmente o modelo da foto faz parte dos 12 articulados restantes no sistema. Trata-se de um Busscar Urbanuss Volvo B-10 M da Milênio Transportes. Linha troncal 61 - Estação Venda Nova/Centro(direta).